Domingo, 27 de Janeiro de 2008

Trofa na rota do choque tecnológico

Bom dia.
Hoje vamos publicar um texto que João Pedro Azevedo Silva, jovem estudante universitário (3º ano de Bioquímica na FCUP), elaborou, aceitando assim o nosso desafio: expressar a sua opinião sobre um eventual parque tecnológico na cidade da Trofa.

"Como cidadão trofense tenho perfeita noção que esta cidade é uma cidade periférica como muitas outras, não passando por vezes de uma ‘cidade dormitório’ do Grande Porto. Mas por detrás desta pacatez e inércia escondem-se argumentos capazes de impulsionar a Trofa para a linha da frente do tão aclamado ‘choque tecnológico’.

Olhando com atenção para a situação geográfica da Trofa é fácil percebermos que a nossa cidade tem uma posição estratégica sendo um elo de ligação entre os grandes centros urbanos do norte do País (Porto, Braga, Guimarães). É também verdade que é nestas cidades que se localizam duas conceituadas Universidades que todos os anos geram alunos competentes e criativos sendo portanto uma fonte vital para o desenvolvimento.

Tomando como exemplo o projecto BioCant – centro biotecnológico com uma vertente investigacional e outra empresarial (mas sempre na área da biotecnologia), situado em Cantanhede por ser uma cidade situada no triângulo formado entre as Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior. Sendo assim a Trofa poderia muito bem albergar um parque de características semelhantes, com uma forte secção investigacional e outra de criação de empresas no mesmo ramo (incubadora de empresas). Este Projecto de grande envergadura seria muito vantajoso pois iria arrastar o desenvolvimento e trazer novas gentes com mentalidades diferentes, que por certo tornariam a nossa cidade mais criativa, viva e de um certo modo competitiva.

Será apenas um sonho ou um projecto de futuro??


A esta pergunta não me cabe a mim responder mas a Trofa tem muitos pontos que abonam a seu favor:


-posição geográfica;

-Bons acessos (N14; A3; linha ferroviária Porto-Braga e Porto-Guimarães; “metro”);

-bons espaços para construção.

Realidade ou apenas ficção? Só o tempo o dirá mas ficam aqui lançados os dados do jogo."


 

002ordemparacriar

publicado por 002ordemparacriar às 22:38
link do post | comentar | favorito
|

.002 ordem para criar (Trofa), de João Maia, José Rui e Nuno Azevedo. Núcleo de discussão do Projecto Cidades criativas.

.pesquisar

 

.Nº de Visitas

contactoscoches y motoshosting gratuitoestadisticasclasificados

.Musica na trofa


.posts

. O desinteresse dos jovens...

. Uma iniciativa para a cul...

. O novo post

. Biblioteca, biblioteca

. Desplaneamento urbano

. Relatório do processo, se...

. O regresso, a terceira fa...

. Um Parque da cidade

. Cultura - exemplos a segu...

. Planeamento Urbano (parte...

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.arquivos

.links

Trofa