Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2007

Às voltas na cultura

Bons dias.

Este post é dedicado à tal área subdesenvolvida na Trofa, apelidada de cultura..


O que origina esta estagnação?


Falta de espaços destinados à divulgação da expressão artística.
Escassez de eventos.
Apoio pouco produtivo.
Fraca adesão da população às poucas actividades realizadas.

Refiro-me principalmente à população JOVEM, pois, por outro lado, a população mais idosa apresenta-se em massa nos eventos a eles destinados.

O que poderia ajudar a combater?

O grupo tem estudado e discutido várias opiniões.
Repetimos a necessidade de criação de uma biblioteca municipal.

Lançamos uma ideia:

Criar uma casa da arte, de gerência entregue a uma associação de jovens artistas trofenses, que remodelariam o espaço e o tornariam num verdadeiro centro de promoção da cultura.
Uma casa com espaço
para a música,
para o teatro,
para a pintura,
para a fotografia,
para o cinema,
para as tradições,
e mesmo para a cavaqueira juvenil.

Um espaço que finalmente consiga revolucionar a mente estranhamente estagnada dos jovens trofenses.

Para a eficiência desta casa, esta deve localizar-se no centro da Trofa e sugerimos que surja da recuperação de uma habitação degradada. Pura requalificação urbana.

Iremos na próxima semana desenvolver esta ideia e comunicá-la ao pelouro da cultura da câmara municipal da Trofa. Agradecemos sugestões que nos possam ajudar a consolidar esta ideia.

Cumprimentos,
002ordemparacriar (João Maia, José Rui, Nuno Azevedo)
sinto-me: A boina até faz jeito...
publicado por 002ordemparacriar às 19:46
link | comentar | favorito
4 comentários:
De João Maia a 6 de Dezembro de 2007 às 21:31
Como parte integrante da equipa 002ordemparacriar, considero que estamos a fazer um bom trabalho e cada vez mais vão fervilhando ideias dentro de nós!O problema da mente estagnada dos jovens trofenses prende-se bastante há falta da fomentação da sensibilidade artística. Essa sensibilidade practicamente não existe porque a maioria dos jovens passa bastante tempo "agarrado" aos jogos de vídeo, em vez de espairecer e fundamentar a sua criatividade com actividades ao ar livre.Apesar de ser uma cidade onde a juventude predomina,não é tirado algum proveito deste factor que podia ser fortlecido com um maior número de actividades conjuntas, temas certamente não faltariam!A localização da cidade da Trofa leva a que muitos jovens procurem os grandes centros urbanos,tais como a cidade do Porto (a sensivelmente 25 Km) ou a cidade de Braga (sensivelmente 35Km) , o que leva a que qualquer iniciativa tomada direcionada aos jovens terá uma fraca adesão.Exemplos disso foram alguns concertos realizados no decorrer deste ano em que no máximo estavam presentes 15pessoas. Isto torna-se preocupante,se neste momento as coisas ocorrem desta forma como será daqui por alguns anos?Será que vamos ter uma cidade desertificada de população jovem?
A TODOS OS JOVENS QUE QUEREM VER UMA CIDADE DA TROFA MELHOR, NÃO CRUZEM OS BRAÇOS E TENTEM FUGIR, ARREGACEM AS MANGAS E MÃOS AO TRABALHO.PORQUE CADA UM COM PEQUENOS GESTOS PODE TORNAR UMA CIDADE DA TROFA MELHOR ONDE HAJA GOSTO EM LÁ VIVER E NOS POSSAMOS ORGULHAR!


De Anónimo a 7 de Dezembro de 2007 às 19:08
gostei bastante daquilo que foi postado, estando especialmente de acordo com este post, quando referem que a populaçao idosa adere mais aos eventos a eles destinados, mas tambem acho que ha uma valorizaçao dos eventos dedicados aos idosos, que sao em muito maior numero, do que os realizados especialmente para os jovens .Estes nao aderem aos poucos eventos que se fazem para eles, pela falta de divulgaçao.
continuem a apostar em dar ideias/ propostas mais concretas para esta questão .
bom trabalho


De Nuno Azevedo a 12 de Dezembro de 2007 às 00:46
Concordo quando afirmas que existem mais eventos destinados aos idosos: é um facto. Mas isto que assistimos na Trofa podemos dizer que é um efeito Budyko na sociedade. Os eventos destinados aos jovens são poucos, os jovens não aderem; a câmara faz menos, os jovens aderem ainda menos; e assim sucessivamente. A culpa é de quem? Nossa, principalmente nossa. Se houvesse mais dinâmica, mais vontade, mais juventude dentro de nós talvez o panorama fosse diferente.
E a divulgação é feita: pode não ser a mais eficaz mas é realizada. E como prova disso temos o concerto do passado dia 16 de Novembro. Foi bastante divulgado. Outdoors (colocados em pontos bastante movimentados (ex. EN 104 junto ao Centro de Saude), jornais.
E quantas pessoas apareceram? Nós os três e mais trinta.Ou quarenta. Poucos.
Temos que admitir que a culpa é nossa. Temos que ser mais activos e fazer mais. E querer mais.
De qualquer das formas muito obrigado pelo comentário e pela crítica: é disso que precisámos e é assim críticos que todos devemos ser. Continua a visitar que vamos em breve desenvolver esta última ideia e apresentar outras.


De BiblioFilmes a 14 de Dezembro de 2007 às 00:00
Olá,

Parabéns pela (excelente) ideia de criar uma biblioteca municipal na Trofa (desconhecíamos que não tinha!) e pelo blogue (quase que temos a certeza que serão vencedores no concurso - sinceramente).

De qualquer forma, se ainda tiverem tempo, aqui fica o convite também para o nosso concurso.

Eu represento um grupo de professores que decidiu criar o concurso de vídeos no YouTube intitulado "BiblioFilmes – Livros, Bibliotecas, Acção!", que visa além de promover a leitura, o livro e as bibliotecas públicas e escolares através das novas tecnologias, angariar fundos.

Poderá encontrar mais informação na página oficial do concurso em http://bibliofilmes.com
e no blogue http://BiblioFilmes.blogspot.com .

Vínhamos, por este meio, divulgar a iniciativa e também convidar à divulgação e participação.

O concurso conta com o patrocínio aos prémios do El Corte Inglés e o apoio do Gabinete do Plano Tecnológico.

Os filmes terão de ser feitos até 2 de Abril de 2008 (Dia Internacional do Livro Infantil), data em que se iniciará o período de votações, até 23 de Abril (Dia Mundial do Livro), em que serão anunciados os vencedores.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Organização BiblioFilmes
bibliofilmes@xariti.com


Comentar post

.002 ordem para criar (Trofa), de João Maia, José Rui e Nuno Azevedo. Núcleo de discussão do Projecto Cidades criativas.

.pesquisar

 

.posts

. O desinteresse dos jovens...

. Uma iniciativa para a cul...

. O novo post

. Biblioteca, biblioteca

. Desplaneamento urbano

. Relatório do processo, se...

. O regresso, a terceira fa...

. Um Parque da cidade

. Cultura - exemplos a segu...

. Planeamento Urbano (parte...

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.arquivos

.links

Em destaque no SAPO Blogs
pub