Bons dias.
Antes de mais, em resposta ao pedido que a organização do CCC realizou, passamos a referir que todos os elementos deste grupo foram avaliados com 19 valores na disciplina de área de projecto.
Agora o tema deste post:
Passeamos, circulamos, nesse espaço a que chamam ruas.
E, fazendo uma síntese, o resultado de uma viagem de carro pela Trofa é sempre o mesmo: irritação.
É preciso parar, reflectir sobre o problema e não apenas dizer e insistir que é necessária a variante X ou o acesso y.
O problema reside na edificação da cidade da Trofa sem qualquer tipo de preocupação na área do ordenamento de território.
A verdade é que a cidade encontra-se irregularmente esquartejada pelas vias de comunicação, o que leva evidentemente a problemas de trânsito.
E mais profundamente, esta falta de ordenamento do território leva à carência de espaço livre onde poderia nascer espaço verde e equipamentos urbanos a servir o desporto, a cultura e a ciência.
Consequência: Pior qualidade de vida.
É preciso estarmos atentos a esta falta de organização e contestar o que está errado: é preciso a opinião de todos. Pois, como refere James Surowiecki em The wisdom of crowds, a sabedoria da multidão é sempre superior à dos peritos.
Caso contrário, como dizia um trofense com quem conversei, "só um terramoto igual ao de 1755 e um Marquês de Pombal pode salvar e finalmente organizar e evoluir a Trofa".
002ordemparacriar (Nuno Azevedo, João Maia, José Rui)