Quarta-feira, 16 de Abril de 2008

Desplaneamento urbano

Para quem não habita nesta grande e sagrada cidade de Portugal que é a Trofa deixamos hoje um artigo sobre a mais recente maravilha das suas políticas de planeamento urbano.

Situa-se na Rua Dona Filipa de Vilhena, em frente a uma escola primária (a vermelho) e no cruzamento com o Colégio da Trofa (a castanho), o novo edifício-monumento (a azul) da Trofa, uma grandiosa construção de tijolo e cimento, conhecida noutros locais de Portugal como prédio.
Não querendo entrar em discussão de valores estéticos da construção, devemos analisar esta obra de um ponto de vista de planeamento urbano e enquadramento estético no local.

1. Permitir a execução de uma obra destas entre duas escolas é inadmissível. Será que o poder local se esquece que, após a sua construção, o tráfego rodoviário aumentará?

2. Péssimo enquadramento da dimensão do edifício com a área. Numa zona onde apenas existem construções de reduzidas (em altura) dimensões, num local cimeiro da Trofa, é incompreensível a construção de um edifício tão desenquadrado.



Sem dúvida este edifício servirá de impulso para esta cidade não acham? Adivinham-se muitos prémios arquitectónicos e urbanísticos das mais diferentes áreas, bem como reconhecimentos nacionais das boas práticas na Trofa.


publicado por 002ordemparacriar às 20:16
link | favorito
De cr a 6 de Maio de 2009 às 17:11
Acho que sim, que serve mesmo como impulso para a imagem de uma cidade bem estruturada, organizada e pensada na relação com o existente. Uma cidade que está a crescer presentemente não se admite este tipo de erros, estas aberrações. Fico triste pelas atitudes que os nossos representantes tomam. cr


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.002 ordem para criar (Trofa), de João Maia, José Rui e Nuno Azevedo. Núcleo de discussão do Projecto Cidades criativas.

.pesquisar

 

.posts

. O desinteresse dos jovens...

. Uma iniciativa para a cul...

. O novo post

. Biblioteca, biblioteca

. Desplaneamento urbano

. Relatório do processo, se...

. O regresso, a terceira fa...

. Um Parque da cidade

. Cultura - exemplos a segu...

. Planeamento Urbano (parte...

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.arquivos

.links

Em destaque no SAPO Blogs
pub