Em conversa com gentes da Trofa, em visitas a livros antigos...
surge uma pequena síntese da história da cidade.
Não a história completa, essa é maçadora.
É apenas uma colectânea de fragmentos da história que achamos por bem publicar para perceber a origem de alguns problemas que afectam esta zona, em especial a poluição do rio Ave.
A história começa à milhares de anos atrás.
Os primeiros vestígios de ocupação do território actual da Trofa remontam à idade do Bronze. Os 34 machados de Bronze encontrados em S. Martinho de Bougado, a mamoa junto à Estação da Trofa (destruída entretanto) e o emblemático Castro de Alvarelhos são provas dessa parte da história. A estrada denominada actualmente por EN14, Porto/Braga tem origens romanas e contribuiu de uma forma lógica para o desenvolvimento do território.
A sua administração foi alternando entre Maia, Porto e Vila do Conde até que em 1835 é incluído no concelho de Santo Tirso, juntamente com outras 13 freguesias entretanto desagregadas da Maia.
O século XIX começa e tudo muda. A inovação surge. A comunicação aumenta. A vida muda. A paisagem e o ambiente sofrem. Esquartejada pela construção das vias férreas Trofa/Fafe e Porto/Braga, pela estrada nacional 104 Vila do Conde/Santo Tirso e pela remodelação da EN14 o território até agora profundamente rural vê surgir no seu seio a industrialização, o aumento da densidade populacional e a Poluição.
A Trofa, tal como todos os terrenos ao longo do Vale do Ave não deixou de poluir este curso de água. Com o passar dos anos a qualidade da água caiu e o rio morreu, tal como as azenhas, os engenhos de linho, as explorações agrícolas, as praias fluviais e muitos recursos agrícolas e piscícolas.
É o passado. Deixemos para trás este passado e concentremo-nos no presente e futuro desta cidade.
Criticar e inovar. Apresentar soluções.
Sons trofenses chegaram ao blog. A música que tem passado é Polícia do amor, dos Vespa. Em breve mais músicas, mais arte passará por aqui.
002 ordem para criar (João Maia, José Ferreira, Nuno Azevedo)
De paulamatos a 24 de Novembro de 2007 às 21:15
Olá, parabens pela iniciativa.
gosto do aspecto da página e acho a música dos Vespa muito interessante... já agora, quem são?
Espero que tenham os maiores sucessos com o vosso projecto das cidades criativas.
Comentar post